portuguese.jpg english.jpg

[Textos “Desenterrados”] – A Importância

Publicado junho 10, 2015 em Textos Desenterrados
FogacaAna_03_A2P1_03middleground
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someoneBuffer this pageShare on LinkedInDigg thisShare on RedditPrint this page

Foto: Paula Ottoni

Olá, leitores, sejam bem-vindos ao meu site! Aqui no blog você vai encontrar textos meus – novidades, poemas, contos, reflexões, etc. O que me der vontade de escrever!

Talvez eu venha a postar de vez em quando pequenos textos que escrevi algum tempo atrás e nunca quis publicar. Quando a gente cresce, aprende, amadurece, algumas coisas que escreveu no passado parecem estranhas ou não boas o bastante, mas acho que é legal desenterrar esses escritos, porque o que às vezes não faz mais sentido para nós, pode fazer para alguém. Além de que é sempre interessante ver a evolução; ser perfeito não é o relevante nesses casos, e sim valorizar o que um dia foi pensado e te levou a outros trabalhos e experiências de vida e carreira.

O texto de hoje se chama “A Importância”. Às vezes eu gostava de filosofar só para mim, ainda faço isso de vez em quando, e frequentemente terminava em algo sem muito sentido ou bem “viajante” e metafórico. Esse pequeno texto fiz pensando no meu sonho de escritora, no quanto isso sempre foi importante para mim, e como no geral as outras pessoas não conseguem ver e sentir (pelo menos não do mesmo jeito que você)…

 

A IMPORTÂNCIA

A importância do que não parece importante não pode ser vista por aqueles que não olham além. Porque a importância se esconde atrás de um muro, e só quem a quer é quem já sentiu vontade de desvendar o outro lado. É quem se permitiu pensar que não seria impossível pular o muro. E que o muro não é tão alto assim. Não, o muro é alto. Muito. É alto e arriscado demais. É preciso uma escada de que você não dispõe. Você não sabe como conseguir a escada. Talvez você precise pedir emprestada, mas ninguém pode te ajudar. Ninguém quer te ajudar. Ou talvez você possa pedir para uns amigos te içarem. Talvez eles queiram ficar ao seu lado até você conseguir, ou talvez eles te abandonem, porque não conseguem ver a importância do outro lado. Só você consegue ver a importância, porque descobre que ela talvez exista apenas para você. Mas então você começa a descobrir que o muro é muito mais extenso e existem muitas outras pessoas mais adiante tentando atravessá-lo também, porque viram a importância, você não está sozinho. E é com elas que você aprende, tenta seguir seus exemplos e ouve as histórias de quem já conseguiu. Você consegue ajuda. Uma escada lhe é oferecida. É meio bamba, então você tem que subir bem devagar. Um degrau às vezes quebra e você cai no chão. Dói e você pensa em desistir, mas não consegue parar de pensar no outro lado do muro, na importância que você mal entende. E volta a subir. E à medida que se esforça, tem vislumbres cada vez mais claros do que há do outro lado. Você está perto. Você tem que deixar algumas coisas para trás à medida que vai ficando mais alto, porque é muito peso que se torna difícil carregar. Quando você ultrapassa toda a barreira e o muro não é mais um obstáculo, você entende completamente a importância. Ela pode não existir para todo mundo, pode ter sentido apenas para você, mas é então que você vê o tamanho dela, que cresceu durante toda a longa jornada. Ela é mais do que você pensou, porque é real. Ela não é mais um sonho, o seu sonho. Ela é a realidade.

- Paula Ottoni





Copyright © Paula Ottoni, 2019.

Sem Comentários em “[Textos “Desenterrados”] – A Importância”

Deixe um Comentário